Mídia online: por que não?
É fato que a internet é um canal indispensável para atingir qualquer objetivo mercadológico, e para as empresas é crucial considerar ações interativas para 2007, sem medo do fracasso, pois com 32 milhões de usuários e média mensal de 20h33 navegando, a internet está à frente da TV a cabo (13 milhões de pessoas), jornais (3,1 milhões) e revistas (13 milhões).
Para sua campanha ter resultados são necessários alguns passos básicos no planejamento de presença on-line:
Encare os fatos – Com certeza seu público-alvo está online. No primeiro semestre de 2006 o total de consumidores online ultrapassou 5,7 milhões e o faturamento anual chegará aos R$ 4 bilhões. Faça uma análise de navegação dentro do seu site e crie um ambiente inteligente e interessante para recebê-los, interagir e expressar informações indispensáveis para iniciar um relacionamento duradouro.
Foco nos objetivos – Basear o sucesso de uma campanha somente no tráfego do site ou taxa de cliques sobre as peças nem sempre fornece dados verídicos sobre os resultados alcançados. Todos devem contribuir para o sucesso, estabelecendo metas com o departamento de marketing e vendas e preparando canais de relacionamento para demanda de contatos com os consumidores. Outro ponto importante é a garantia dos veículos de comunicação selecionados para entrega da campanha e métricas adotadas, além de todo o envolvimento dos profissionais de mídia na análise e condução da campanha.
Uma empresa de cartão de crédito, por exemplo, pode estabelecer para uma campanha:
• a taxa de solicitação de cartões sobre os cliques e o valor unitário de cada solicitação sobre o investimento;
• a porcentagem de visitantes no site que cada formato publicitário entregou;
Integre canais – Quanto mais acessível e presente sua empresa estiver para o consumidor, melhor. Mas não basta ter os canais disponíveis, sem um programa de relacionamento capaz de identificar e manter uma linha de diálogo constante com o consumidor, independente dos canais utilizados para este contato. Hoje é o consumidor quem decide quais canais o impactarão, e geralmente ele está ligado em dois ou mais canais simultaneamente.
Olhos no consumidor, sempre - Mantenha dados atualizados de cada consumidor. Além das informações básicas e necessárias para um programa de relacionamento, dados comportamentais fazem toda diferença para segmentar uma campanha. Vale lembrar uma das famosas siglas da “sopa de letrinhas do marketing” para construir um relacionamento duradouro, baseado em análise de dados comportamentais: IDIP* - Identificar, Diferenciar, Interagir e Personalizar.
Para encerrar, gostaria de utilizar uma das premissas básicas que praticamos na Kwead.com: “A diferença é que pensamos na internet como uma rede de pessoas e não de computadores”.
(*) Peppers & Rogers Group.
Regis Gomes – Gerente de Mídia da Kwead.com
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